Promotor
Município da Lousã
Sinopse
Júlio (Rui Gomes), um jovem provinciano de 19 anos de idade, vem para Lisboa tentar a sorte como ajudante de sapateiro. No dia da chegada, um acidente leva-o a conhecer Ilda (Isabel Ruth), uma rapariga da mesma idade, empregada doméstica num prédio perto do local de trabalho de Júlio que, como ele, vive na esperança de um futuro melhor. A amizade entre ambos depressa se transforma num romance, mais forte da parte de Júlio, que procura em Ilda um refúgio à sua inadaptação ao ambiente estranho e hostil da cidade moderna. A desconfiança permanentemente de Júlio leva Ilda a romper o namoro. E o seu amor desmedido, irremediavelmente, irá conduzi-los à tragédia.
Com música original de Carlos Paredes e produção de António da Cunha Telles, "Os Verdes Anos" foi a estreia na realização de Paulo Rocha. Esta obra, datada de 1963, marcou o início do Cinema Novo português e veio a tornar-se uma referência cinematográfica para as novas gerações.
CineClube 47
O cinema enquanto expressão da essência de viver, do desabrochar da emoção escondida à flor da pele pela simples combinação da imagem moldada pelo tempo, som e cor, torna-o uma das artes mais completas que descobrimos e vivemos. A visão do CineClubeclube47, numa terra que se chama de emoções, é construir um espaço de diálogo e descoberta da vida que nasce pela sétima arte, com raízes que começaram a crescer em 1947, na partilha de uma tela de cinema no Cineteatro da Lousã. O CineClube 47 pretende cuidar e continuar esta tradição, lembrando sempre o passado e vivendo o presente.
Ficha Artística
Ano: 1963
Realização: Paulo Rocha
Elenco: Rui Gomes, Isabel Ruth, Ruy Furtado, Paulo Renato
Produção António da Cunha Telles/Produções Cunha Telles
Música Carlos Paredes
Preços
Preço geral: 2,00€